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[Teoria] Escalas

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Mensagem por lgsscout Qua maio 16, 2012 10:52 am

Acho que qualquer pessoa que já tenha tentado aprender algum instrumento melódico ou harmônico (sim, instrumentos de percussão tendem a estar excluídos nessa parte) já devem ter ouvido falar das benditas escalas.

Mas o que elas são? Para que Servem? Como funcionam?

O que são?
Escala nada mais é do que um "molde" das notas a serem usadas. Toda escala tem um Tom de referência (Aqui entra o bom e velho Dó, Ré, Mi, etc). Logo, a partir do modelo de escala e do Tom, você tem as notas que compõem a escala. "Mas o que é esse modelo?" Bem... basicamente não existe apenas um tipo de escala, e sim diversos, cada um com sua peculiaridade. Mas o mais básico é a escala Diatônica. Ela é a melhor para se começar, e depois que entender ela, ficará mais fácil entender as demais.

Para que sevem?
Bem, sinceramente, para quase tudo. Sabe de onde vem os acordes? A partir das escalas. Os solos? Também escalas. A escala vai te dar a guia de por onde começar, de o que dá mais certo. Elas te dão o padrão de quais notas irão dar mais certo com quais.

Como funcionam?
Agora vem a parte mais complicada. Quem nunca ouviu que as notas são "dó, ré, mi, fá, sol, lá, si"? Elas realmente são as notas musicas, mas elas não são as únicas. O fato é que elas são as únicas notas naturais, porém também existem os "acidentes". O que vem a ser acidente? Acidente é uma nota que está entre uma e outra nota natural, não sendo nem uma, nem a outra. Por exemplo, que nota está entre dó e ré? Na realidade entre essas duas notas existe uma infinidade de subtonalidades, mas para efeito de simplificação, nota mesmo, existe apenas o "dó sustenido" ou "ré bemol". Então existem 2 notas? Não, só uma. Mas porque 2 nomes? Só para efeito de organização, pois fica mais facil "visualizar" a escala quando o nome não repete. Então a tendência é que se em uma escala já existe a nota dó, você use ré bemol ao invés de dó sustenido. Mas isso é materia pra outras aulas.

Vamos a pratica
Ok. Muita explicação mas nada de concreto até agora. Como disse antes, a escala mais basica de todas é a Diatonica. Inclusive ela que é responsavel pelo famoso "dó, ré, mi, fá, sol, lá, si". Também disse que cada escala segue um molde. No caso da escala diatônica o molde é:

I - 1 - II - 1 - III - 1/2 - IV - 1 - V - 1 - VI - 1 - VII - 1/2 - VIII

Ok, mas o que significa isso tudo?
Vamos por partes. Está vendo esses numeros em algarismos romanos (I, II, III, etc)? Eles representam os graus, ou as notas da escala. No caso eles vão de 1 a 8. "Mas a escala 'dó, ré, mi' só tem 7 notas?". Sim, mas para completar a escala, tem que completar o ciclo, chegando novamente a 'dó', nossa oitava nota.
Agora está vendo esses 1 e 1/2? Eles indicam quantos tons existem entre as notas da escala. No caso, entre a 3ª e 4ª notas e entre as 7ª e 8ª notas existe apenas meio tom de distancia, enquanto os demais tem 1 tom de distancia.
Como dito anteriormente também, além das 7 notas naturais, existem os acidentes, que ficam entre as notas. No caso, a partir da escala diatônica dá para descobrir entre quais notas existem os acidentes e também que entre mi e fá, e entre si e dó não existem acidentes.

Agora, antes de continuar com a Diatônica, vamos pegar uma outra escala que vai ajudar a compreender melhor as coisas.

Existe uma escala chama Cromatica. Nesta escala estão inclusos todos os acidentes e notas naturais, totalizando 12 notas.

dó - dó# - ré - ré# - mi - fá - fá# - sol - sol# - lá - lá# - si - dó #EscalaCromaticaUsandoSustenido
dó - réь - ré - miь - mi - fá - solь - sol - láь - lá - siь - si - dó #EscalaCromaticaUsandoBemol

Entre cada nota da escala cromatica há um intervalo de 1/2 tom. Com isso, se pegarmos a escala cromatica e usarmos de referência para montar a escala diatonica, saltando as notas que não entraria, ficaria assim

dó - (dó#) - ré - (ré#) - mi - fá - (fá#) - sol - (sol#) - lá - (lá#) - si - dó
Obs.: Os parenteses indicam as notas que foram saltadas, ou seja, que não estão na escala.

No modelo da escala diatonica indica que devemos saltar 1 tom entre as notas 1 e 2, 2 e 3, 4 e 5, 5 e 6, 6 e 7, e meio tom entre a 3 e 4, 7 e 8. Fazendo isso, acabou sobrando apenas o conhecido 'do, re, mi...'. Porém, essa é apenas a escala Diatonica de Dó (visto que começamos dela). Agora, se quisermos obter a escala de Sol por exemplo, ficaria assim.

sol - (sol#) - lá - (lá#) - si - dó - (dó#) - ré - (ré#) - mi - (fá) - fá# - sol

No que podemos ver agora, nossa escala de Sol acabou ficando com um 'acidente' dentro dela, que no caso é o Fá#. Com isso, a escala de Sol, fica diferente da escala de Dó, embora siga o mesmo modelo.

Agora é só conhecer onde fica cada nota em seu instrumento para conseguir aplicar a escala.
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Mensagem por Stein Qua maio 16, 2012 4:03 pm

Excelente manolo!
Além de tudo, isso é a base para quando for necessário improvisar xisde
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Mensagem por lgsscout Qua maio 16, 2012 4:04 pm

Sim, sim... existem outras escalas, tecnicas e manhas, mas o resto só acrescenta a essa base...
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Mensagem por arcanjosna Sáb Jun 23, 2012 1:45 pm

é legal... mais ainda me acho injustiçado... enquanto pra vcs das cordas o desenho é sempre o mesmo dentro da escala, independente do tom, eu tenho que praticar 12 desenhos por escala... vale ressaltar que com as duas mãos isso dá 24 desenhos por escala...
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Mensagem por lgsscout Dom Jun 24, 2012 12:04 am

nada disso... temos 7 desenhos por escala usando 3 notas por corda e mais 5 modelos usando formatos mais fechados, além de outros...

e no meu caso, com a guitarra de 7 cordas, ainda tem que repensar os desenhos pra incluir a 7ª corda...
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