Explicação sobre Acerto e Dano Crítico (até com magia!)

Ir em baixo

Explicação sobre Acerto e Dano Crítico (até com magia!)

Mensagem por Stein em Qui Jul 10, 2014 8:42 pm

Olá, pilotos de mecha e amantes do ópio!
Hoje abri esse tópico para explicar mais uma grande dúvida que paira sobre a mente de quem é novo no sistema: Críticos!
Vamos lá!

Um Crítico é um ataque muito mais poderoso que um ataque regular, e só é alcançado quando o d20 da jogada de acerto atinge um 20 natural ou um número dentro da margem de ameaça da arma que o jogador esteja usando no ataque.
Por exemplo, suponhamos que uma espada tenha seu dano em 1d8/18-20x2.
1d8 = Dano da Arma
18-20 = Margem de crítico
x2 = Multiplicador do Crítico
Neste caso, se ao rolar o d20 na jogada de ataque, o jogador conseguir 18, 19 ou 20 como resultado, e seus bônus de acerto ultrapassarem a CA do oponente, o jogador deverá fazer a ação uma segunda vez e, se passar na CA (entrando na margem crítica ou não), será considerado um ataque crítico. Como o multiplicador é 2, o dano será dobrado!

Um exemplo prático:
Nosso querido guerreiro, Leopôncio Clécio, o Grande, está desferindo um golpe com sua Espada Longa Flamejante contra um ogro. A CA desse Ogro, ou seja, sua Classe de Armadura, é 15, no total. Leopôncio Clécio sabe que sua arma tem um poder de ataque de 2d6/18-20x2. Vamos ver como se desenrola o combate.
Leopôncio corre na direção de seu inimigo, gira a espada no ar e desfere um ataque certeiro conta o Ogro.
Acerto: 1d20+5(Força)+1(Focus) = 25. Nessa jogada de ataque, Leopôncio tirou 19 no dado, somando 25 com seus bônus, passando assim a CA do Ogro. Então, ele jogará a Confirmação.
Confirmação do Acerto Crítico: 1d20+5(Força)+1(Focus) = 16. Para confirmar, Leopôncio tirou 10, que somou 16 com seus bônus e passou a CA do Ogro, logo, foi um crítico confirmado!
Dano Crítico: [2d6+5(Força)]*2+1d6(Flamejante) = 25.
Note que o dano adicional da arma (flamejante) não foi multiplicado no crítico. Todos os bônus externos, como propriedades da arma ou mesmo um Sneak Attack de um ladino, não são multiplicados pelo crítico. Então, o que é multiplicado? Simples: Dado da Arma, o Atributo Chave (no caso, Força) e os Talentos (Como Weapon Specialization, que adiciona pontos na jogada de dano).

Ok, mas...e magia? Pode ser crítico?
A resposta é um audível: SIM!
Caso sua magia necessite de uma jogada de acerto onde você precise ultrapassar a CA do oponente, você tem a chance causar dano crítico. A base é sempre 20x2, ou seja, caso tire 20, o dano dobra. A margem pode ser diminuída com talentos de especialização, e funciona normalmente como uma arma.

Bem, pessoal, é isso ai! Se tiverem dúvidas, é só dizerem! Wink



A sorte favorece a mente bem preparada


avatar
Stein
Alquimista

Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 28
Localização : São Paulo, nas redondezas de Shibusen
Emprego/lazer : Programador de Sistemas e alquimista insanamente louco nas horas vagas

O que sou
Raça: Humano
Classe: Alquimista

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum