Heaven Empire
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Fluxo

4 participantes

Ir para baixo

O Fluxo       Empty O Fluxo

Mensagem por Stein Qui Abr 10, 2014 1:33 pm

O Fluxo    

     Ah, olá! Você deve ser o cara novo de quem falaram a semana toda, né? Pois bem, é um prazer conhecê-lo, sou o segurança deste lugar. É, não sou um segurança “seguraança” de verdade, mas um Sistema de Vigilância. Nome chato, eu sei, pode me chamar de SVI 2000.
      Enfim, sente-se aí na cadeira em frente às telas de monitoramento. Isso, aí mesmo. Agora dê só uma olhada nesse monte de monitores e em como eles mostram as atividades de todo mundo da empresa, cada sala e setor. Esse é o nosso trabalho: eu gerencio as câmeras de vigilância e você monitora o que surge nas telas. Legal, né? Não, a gente não filma os banheiros, espertinho.
      Opa, olha só aquilo alí. Consegue ver a terceira tela da direita para a esquerda? Aquele cara alí, o de cabelo em estilo tigelinha, com os olhos vidrados na tela do computador, digitando loucamente, é o Ralf, um dos nossos programadores. Rezam as lendas que ele só para de digitar para beber café. Mas não é verdade, olha só, ele parou agora mesmo. Vê esse que entrou na sala? Aquele careca musculoso de aspecto intimidador é o Chefe. A galera chama ele de Testaimensa por aqui, um apelido carinhoso.
      Uhm, uma bronca, sabia. Vê aquela papelada que o Chefe depositou na mesa do Ralf? Aquilo faz parte do Plano de Metas. Aparentemente, nosso programador não cumpriu o seu, mas o Chefe está mandando ainda mais serviço. Se o Ralf está triste? Pois é, aquela é a cara desamparada de cachorro sem dono que os funcionários fazem quando são pressionados e exigidos injustamente.
Mas não se engane, ele deve gostar disso. Sabe, o Ralf é um ser humano adulto, instruído, passou uns vinte anos de sua vida estudando e hoje trabalha mais de dez horas por dia, insatisfeito com seu ofício. Oh, sim, você é um bom observador, Ralf é casado, tem três filhos e, adivinhe, não tem tempo nem para sua esposa, graças à rotinha empresarial.
      Ah, sim, o salário é bom, é verdade, paga as contas, a escola dos filhos e coloca comida em casa, pelo que ouvi falar. Mas, como você pode notar, Ralf não parece nada feliz ou satisfeito com sua condição.
      Sabe, como um Sistema de Vigilância que sou, já vi muita coisa parecida com o caso do nosso programador. Uma vez, conheci um professor que trabalhava desesperadamente em uma escola particular, assumindo turnos que às vezes lhe custavam o dia todo. Vale informar que ele já era aposentado e que, em seus sessenta anos de vida, deveria estar viajando e aproveitando o tempo com sua senhora, curtindo os netos, bebendo um bom vinho, essas coisas clichês. Porém, segundo ele, o dinheiro da aposentadoria lhe era insuficiente e um homem deveria trabalhar para dignificar sua vida, enquanto pudesse.
      É, eu sei, parece um discurso alienado. Trabalhar era tudo que aquele homem sabia fazer por, no mínimo, quarenta anos, mais da metade da sua vida. Ele era viciado em sua rotinha, assim como o Ralf, e ainda que insatisfeito, reclamando todos os dias da nova geração de alunos e da infraestrutura da escola, ele ainda deve estar trabalhando lá até hoje.
      Em suma, meu caro parceiro vigilante, a humanidade é viciada em trabalho, não importa se bom ou ruim. Basta que consuma seu tempo e seja, preferencialmente, fácil e repetitivo, para entrar na rotina e na monotonia mais rapidamente. Mas, acima de tudo, os humanos gostam de seguir regras, por mais estúpidas que sejam, como, obrigatoriamente, precisar fazer faculdade, trabalhar e se sobressair aos demais colegas de trabalho, para subir de cargo e receber um salário maior, num ciclo infinito. Claro, e se aposentar confortavelmente um dia, com mais de sessenta anos, se as leis do país não mudarem.
      A justificativa dessas pessoas? Já ouvi muito “o trabalho é bom, apesar de tudo”. Só que não é. O estresse, a falta de motivação e apreço próprio não valem salário algum. O dinheiro acaba, vejo isso todos os dias, mas todo mês há um novo salário para repor o anterior. Porém, não se pode recuperar anos de vida mal vividos.
      Então, assim como Ralf diz, em tom de brincadeira, que “fica pelo café”, muitos outros trabalhadores permanecem no fluxo pelo mesmo motivo. O café amargo e gelado, difícil de engolir, serve de contentamento e até justificativa.
      Bem, vigilante, me empolguei um pouco aqui, mas queria lhe mostrar o que observo todos os dias. Esse é o nosso trabalho: assistir as pessoas descontentes, desmotivadas, que adorariam ter um negócio próprio ou trabalhar com músicas, artes, jogos, esportes ou escrevendo histórias, mas não conseguem abandonar a garrafa de café de tamanho cavalar que esmaga suas mãos por nada nesse mundo. Não é um trabalho muito agitado, é verdade, mas você pode aprender a não cometer os mesmo erros, certo?
      Então, não me leve a mal, sou apenas um Sistema de Vigilância que aprendeu sobre o comportamento humano os observando por tantos anos. Mas...qual é o seu café?
      Quer saber? Deixa pra lá, hora de por as mãos na massa, porque sua aposentadoria não se construirá sozinha. Eu? Bem, eu sou só um Sistema de Vigilância, sabe? Mas eu gosto do que faço.


Última edição por Stein em Qui Abr 10, 2014 5:03 pm, editado 1 vez(es)
Stein
Stein
Alquimista

Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 33
Localização : São Paulo, San Rafaello Park
Emprego/lazer : Arquiteto da Matrix - um salve, mano Asimov

O que sou
Raça: Humano
Classe: Alquimista

Ir para o topo Ir para baixo

O Fluxo       Empty Re: O Fluxo

Mensagem por arcanjosna Qui Abr 10, 2014 1:41 pm

mermão. eu prescreveria Asimov. 500mg, dose diária, direto na veia!

(muito bom brother)
arcanjosna
arcanjosna
Guarda Real

Data de inscrição : 22/10/2011
Idade : 34
Localização : Jaboatão-PE... e eu achava paulista atrasado, ó kkk
Emprego/lazer : carteiro FORMADO

O que sou
Raça: Humano
Classe: Shinigami

http://www.cmfreak.net/forum/index.php?showuser=6533

Ir para o topo Ir para baixo

O Fluxo       Empty Re: O Fluxo

Mensagem por Aleleeh Qui Abr 10, 2014 1:42 pm

Por isso que nós vamos casar <3

Parabéns pela crônica. Ficou ótima, de verdade! Realmente essa é uma verdade que sempre nos deixa em um dilema... infelizmente, tudo gira em torno do dinheiro e do ciclo vicioso que ele representa. :/
Aleleeh
Aleleeh
Imperatriz de Jade

Data de inscrição : 22/12/2012
Idade : 28
Localização : Sampa - SP
Emprego/lazer : Designer de Interiores e Artista

O que sou
Raça: Fada
Classe: Samurai

Ir para o topo Ir para baixo

O Fluxo       Empty Re: O Fluxo

Mensagem por Stein Qui Abr 10, 2014 1:45 pm

Valeu, galera Wink
É algo que eu venho pensando há bastante tempo e resolvi transcrever
Stein
Stein
Alquimista

Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 33
Localização : São Paulo, San Rafaello Park
Emprego/lazer : Arquiteto da Matrix - um salve, mano Asimov

O que sou
Raça: Humano
Classe: Alquimista

Ir para o topo Ir para baixo

O Fluxo       Empty Re: O Fluxo

Mensagem por isaac-sky Qui Abr 10, 2014 5:17 pm

Já estava dando parabéns antes de terminar o texto kkk
Narrativas em segunda pessoa não são só raras, são difíceis e não costumam ser muito boas rs.

Gostei da dissonância que havia no discurso do Sistema e no que dizia. A máquina, assim como nós, adoramos criticar os outros sobre seus cafés gelados quando não vemos o que tem na nossa própria caneca.

Você, eu e toda nossa galera do forum somos aqueles que tentam colocar o café no microondas. Mas tenho a esperança de que vamos ter nossa cafeteira própria!

Não deixe de escrever e postar aqui (e quem sabe você não faz um blog seu também, ganhar uns pageviews, fazer parceria com o meu kkk)

isaac-sky
isaac-sky
Guarda Real

Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 30
Localização : Entre Nárnia e a Terra Média
Emprego/lazer : Dominar o mundo/ RPG/ SKA

O que sou
Raça: Humano
Classe: Ninja

http://www.skyisaac.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

O Fluxo       Empty Re: O Fluxo

Mensagem por Stein Qui Abr 10, 2014 5:25 pm

Com  certeza um dia teremos nossa própria cafeteiria, cara Wink
Valeu pelas críticas, cara, fazia tempo que não escrevia xisde
Stein
Stein
Alquimista

Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 33
Localização : São Paulo, San Rafaello Park
Emprego/lazer : Arquiteto da Matrix - um salve, mano Asimov

O que sou
Raça: Humano
Classe: Alquimista

Ir para o topo Ir para baixo

O Fluxo       Empty Re: O Fluxo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos