Heaven Empire
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Que história é essa de RPG?

+4
Nauu
lgsscout
arcanjosna
Stein
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Que história é essa de RPG?

Mensagem por Stein Ter maio 15, 2012 1:12 pm

Yo, aldeões!
O professor Stein vai tentar passar aqui alguns pontos chaves para que os menos informados sobre o assunto saibam do que se trata esse tal de RPG, que tanto se fala por ai.
Sente-se, fique confortável, e prepare-se para conhecer um mundo novo...

O que é o RPG?
RPG, ou Role Playing Game (jogo de interpretação de papeis), grosseiramente falando, nada mais é que um jogo de faz-de-conta, imaginação e interação social, onde os Jogadores se propõe a criar e interpretar um personagem, como se fizessem parte de uma peça de teatro.

Que história é essa de RPG? Rpg-maker

A diferença principal do RPG para os tradicionais jogos de tabuleiro e cartas é: em um RPG, não há vencedores ou perdedores. Divertir-se é o objetivo principal.

Mas, diz ai, como se joga isso?
Cada personagem criado pelos jogadores tem sua própria história, suas próprias motivações, qualidades e defeitos, e existem em um mundo imaginário. O tema clássico para uma sessão de RPG é a temática medieval. Os personagens dos jogadores podem ter sido incumbidos por um rei para resgatar seu tesouro real, roubado por um dragão gigante que aterroriza o reino, ou mesmo terem recebido de um ancião a tarefa de protegerem um artefato mágico, que está sendo visado por uma organização criminosa. As possibilidades são infinitas.

"Mas calma ai Stein, se os jogadores precisam interpretar seus personagens, quem fica com a responsabilidade de controlar esse tal mundo e fazer a história?"
É ai que entra o Mestre.

Que história é essa de RPG? Gigante

O Mestre é a pessoa que "conta a história", como um narrador que conduz os personagens na realização de uma tarefa, que lhes dá dicas e controla acontecimentos daquele mundo imaginário, incluindo outros personagens que venham a existir ali.
E é justamente ai que encontramos outro diferencial do RPG em relação a outros jogos: liberdade!
O Mestre narra os acontecimentos e as consequencias das ações dos Jogadores, mas quem decide o que os personagens vão fazer, como vão agir, o que vão dizer, é inerente aos próprios jogadores.

Que história é essa de RPG? Img49a03ecbd9127

Suponhamos que, durante a história, o grupo de personagens se depara com um assalto acontecendo em uma estrada. Ajudar a vítima ou não, depende exclusivamente dos jogadores, e de interpretarem seus papeis. Por exemplo, se um jogador interpretar um paladino, um cavaleiro sagrado que vive para proteger os mais fracos, esse personagem poderá sentir-se impulsionado a ajudar aquela pessoa, enfrentando o ladrão. E essa interpretação é feita pelo próprio jogador.
Da mesma forma, o mago do grupo pode decidir que não vale a pena enfrentar aquele assaltante, pois eles já estão bem atrasados com a recuperação do tesouro do rei.
Todas essas escolhas são feitas pelos jogadores/personagens, e o mestre segue contando a história...

Que história é essa de RPG? RPG

"Então, se eu falar que meu personagem pegou o tal bandido e lançou ele a cem metros do chão no meio do mato, ele fez mesmo?"
Não necessariamente. Em RPG, cada personagem criado possui alguns números que o caracterizam, como força, habilidade de convencer as pessoas, de nadar, de roubar, de montar animais, de rastrear pistas em uma floresta, perícia com espadas (no caso do nosso paladino, por exemplo), inteligência, e por ai vai...esses números ficam na ficha de seu personagem, e mostram, basicamente, o que seu personagem pode ou não fazer. Porém, sempre existe o fator sorte...

Os dados e as regras
Uma característica marcante nos RPGs é o uso de dados.
Os dados simbolizam a sorte, literalmente, e são usados para ajudar ou atrapalhar no sucesso da ação e um personagem.

Que história é essa de RPG? ARENA+-+RPG

Para dar suporte aos jogadores e para o próprio mestre, os RPGs possuem regras bem definidas, que os diferenciam por sistemas.
Existem diversos sistemas de RPG, como D&D, Daemon, 3D&T, com regras próprias para controlar o mundo criado pelo mestre e os jogadores. Claro que as regras podem ser mudadas , pois elas são nada mais que ferramentas para maximizar a diversão da mesa, e existem RPGs que sequer usam regras, fichas, ou dados!

Onde jogar
Como dito lá no começo, RPG é um jogo de interação social, então nada melhor que perguntar aos seus amigos se eles conhecem o jogo, ou mesmo experimentar organizar sua própria mesa.

"Cara, eu quero muito jogar isso ai, mas aqui na minha cidade/escola/faculdade/cursinho-de-ballet não tem ninguém que conhece RPG! Como faz?"

Felizmente, a tecnologia atual permite a criação de mesas de RPG online, seja através de programas ou de fóruns, como esse aqui! Ferramentas para isso é o que não falta.
Então, se você está curioso e interessado em ver como é, e o que rola em uma mesa de RPG, pode dar uma conferida na área "Heaven Empire Tales". Cada mesa possui um mestre/narrador/administrador, que terá o prazer de ajudar você a criar seu próprio personagem para ingressar no jogo.

Que história é essa de RPG? Scaled.php?server=247&filename=rpgwd9

Cansou da mesmice e linearidade dos games digitais ou simplesmente quer experimentar algo diferente? Você queria ter a liberdade de interpretar seu personagem do jeito que quisesse e ver o que suas ações podem fazer em uma história, enquanto se diverte e dá umas risadas para variar?
Então saque sua espada, abra seu grimório, retese seu arco e mantenha a lábia afiada: você vai descobrir que a aventura sempre esteve dentro da sua cabeça.


Role os dados!


Última edição por Stein em Ter maio 22, 2012 1:35 pm, editado 1 vez(es)
Stein
Stein
Alquimista

Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 33
Localização : São Paulo, San Rafaello Park
Emprego/lazer : Arquiteto da Matrix - um salve, mano Asimov

O que sou
Raça: Humano
Classe: Alquimista

Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por arcanjosna Ter maio 15, 2012 5:14 pm

simplesmente perfeito stein muito show de bola mesmo... e vale à pena ressaltar que: toda e qualquer literatura auxiliar dentro do jogo é controlada pelo mestre... então por favor, se um jogo tem uma tendencia neutra, santa ou satanica... tudo isso dependerá do MESTRE... eu mesmo uso bastante de bíblia no segundo... quem observar os livros oficiais da daemon vai notar que mudei algumas regras para adaptar o mundo ao que diz a bíblia e sanar algumas dúvidas dos jogadores sobre alguns temas confusos ... já que de faz-de-conta já temos bastante kkk
arcanjosna
arcanjosna
Guarda Real

Data de inscrição : 22/10/2011
Idade : 34
Localização : Jaboatão-PE... e eu achava paulista atrasado, ó kkk
Emprego/lazer : carteiro FORMADO

O que sou
Raça: Humano
Classe: Shinigami

http://www.cmfreak.net/forum/index.php?showuser=6533

Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por lgsscout Ter maio 15, 2012 5:18 pm

não só o mestre, mas os players também definem muita coisa... se os players decidirem ser maus, bons ou o que der na telha, isso fica a cargo deles...
lgsscout
lgsscout
Alquimista

Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 34
Localização : Stormreach - Xen'drik

O que sou
Raça: Humano
Classe: Mago

Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por arcanjosna Ter maio 15, 2012 5:30 pm

to falando com relação às pessoas que dizem que as pessoas que jogam RPG são enganadas e participam de ritos satanicos sem perceber... to explicando que com um mestre cristão isso é IMPOSSÍVEL de acontecer... a menos que ele não seja cristão de verdade (ou não seja mestre de verdade kkk )
arcanjosna
arcanjosna
Guarda Real

Data de inscrição : 22/10/2011
Idade : 34
Localização : Jaboatão-PE... e eu achava paulista atrasado, ó kkk
Emprego/lazer : carteiro FORMADO

O que sou
Raça: Humano
Classe: Shinigami

http://www.cmfreak.net/forum/index.php?showuser=6533

Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por Nauu Ter maio 15, 2012 6:26 pm

Ficoouu muito melhor do que eu imaginavaa .oo.
até eu entendi a parada

UASHUASHUASHUAHSUAHSUASHHASHUAAA

.oo.
Nauu
Nauu
Rainha das Fadas

Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 32
Localização : 4'8'' leste 8'5'' sul

O que sou
Raça: Fada
Classe: Ranger

Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por Bgelo Ter maio 15, 2012 7:48 pm

Rpg é coisa de gente feia chata e boba !!!!! ahuauhahuauh (ficou muito bom o bagulho manolo)

Mas o rpg prega a liberdade de açao arcanjo , se o grupo quiser ser mau, ou o mestre acaba com o grupo ou o grupo sera mal , tirar a liberdade do rpg é matar o jogo.

E a açao do grupo nao tem nada a ver com o mestre ser um "cristão verdadeiro' ou não.
Bgelo
Bgelo
Ilusionista

Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 33

O que sou
Raça: Humano
Classe: Keyblade Master

Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por arcanjosna Ter maio 15, 2012 8:53 pm

vcs não entenderam absolutamente NADA doque eu falei né... acham que eu sou idiota? ou no mínimo contraditório... afinal de contas os personagens do segundo são bem antagônicos não acham não?

to falando que: tem gente, as pessoas (eu vou ter que dizer o nome mesmo é), de fora, que dizem, QUE, RPG é coisa do demo independente de onde se jogue... pra ESSAS pessoas, to explicando que, o TEMA do jogo, e SE ele envolverá ou não satanismo e ritos de iniciação a qualquer porcaria que seja, quem define isso é o mestre... ele define os livros usados e a literatura auxiliar... é DISSO que eu to falando... ou vão querer que eu desenhe?
arcanjosna
arcanjosna
Guarda Real

Data de inscrição : 22/10/2011
Idade : 34
Localização : Jaboatão-PE... e eu achava paulista atrasado, ó kkk
Emprego/lazer : carteiro FORMADO

O que sou
Raça: Humano
Classe: Shinigami

http://www.cmfreak.net/forum/index.php?showuser=6533

Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por Bgelo Ter maio 15, 2012 8:58 pm

AHHHHH entendi huauhahuhauauhhu (seu bravinho hauhahahauhaauhah)
Bgelo
Bgelo
Ilusionista

Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 33

O que sou
Raça: Humano
Classe: Keyblade Master

Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por arcanjosna Ter maio 15, 2012 9:13 pm

kkkkkkkkkkkkkkkk to trollando... fiquei achando que alguém ia ficar com raiva de mim de novo kkk mas sem stress... lts play guys!
arcanjosna
arcanjosna
Guarda Real

Data de inscrição : 22/10/2011
Idade : 34
Localização : Jaboatão-PE... e eu achava paulista atrasado, ó kkk
Emprego/lazer : carteiro FORMADO

O que sou
Raça: Humano
Classe: Shinigami

http://www.cmfreak.net/forum/index.php?showuser=6533

Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por lgsscout Ter maio 15, 2012 9:22 pm

as respostas do sid tendem a parecer uma voadora com 2 pés no peito kkk
lgsscout
lgsscout
Alquimista

Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 34
Localização : Stormreach - Xen'drik

O que sou
Raça: Humano
Classe: Mago

Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por arcanjosna Ter maio 15, 2012 10:08 pm

eu tenho aquela comu no (R.I.P.) orkut... "amigo é oque chega na voadora!" e sim.... eu sei dar voadora com os dois pés seguida de mortal pra trás! kkk
arcanjosna
arcanjosna
Guarda Real

Data de inscrição : 22/10/2011
Idade : 34
Localização : Jaboatão-PE... e eu achava paulista atrasado, ó kkk
Emprego/lazer : carteiro FORMADO

O que sou
Raça: Humano
Classe: Shinigami

http://www.cmfreak.net/forum/index.php?showuser=6533

Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por isaias_tsuiwa Qua maio 16, 2012 1:13 am

ótima explicação stein.....se você me permitir compartilharei ela com as pessoas pois não sou muito bom com explicações xisde
isaias_tsuiwa
isaias_tsuiwa
Iniciante

Data de inscrição : 26/10/2011
Idade : 31
Localização : São ViSELVA - SP
Emprego/lazer : Aspirante a Produtor Multimidia

O que sou
Raça: Orc
Classe: Samurai

Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por Stein Qua maio 16, 2012 6:49 am

Valeu galera ^^
Obviamente que pode Tsuiwa o/
Stein
Stein
Alquimista

Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 33
Localização : São Paulo, San Rafaello Park
Emprego/lazer : Arquiteto da Matrix - um salve, mano Asimov

O que sou
Raça: Humano
Classe: Alquimista

Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por Convidad Qua maio 16, 2012 7:52 am

Postei isso no grupo do RPG da minha igreja, amiga minha já elogiou pacas!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por lgsscout Qua maio 16, 2012 8:56 am

chama esse povo pra cá, seu quadrupede... kkk #ComoConvencerUsandoPalavrasCarinhosas
lgsscout
lgsscout
Alquimista

Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 34
Localização : Stormreach - Xen'drik

O que sou
Raça: Humano
Classe: Mago

Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por Convidad Qua maio 16, 2012 8:58 am

Galera nem sabe como é RPG kkk Calma seu jegue!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por lgsscout Qua maio 16, 2012 9:03 am

oxe... e precisa saber o que é rpg pra entrar aqui, criatura Procarionte Abissal?
lgsscout
lgsscout
Alquimista

Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 34
Localização : Stormreach - Xen'drik

O que sou
Raça: Humano
Classe: Mago

Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por isaac-sky Qua maio 16, 2012 3:01 pm

lgsscout escreveu:as respostas do sid tendem a parecer uma voadora com 2 pés no peito kkk

Minhas orelhas ardem kkk
#movimentodeemchádemaracujaparaosid :exploda-se:

Excelente doctor estain ^^ Eu ja compartilhei a parada no face e etc. Stein nao tem poder administrativo na pagina do face? Dá pra colocar lá
isaac-sky
isaac-sky
Guarda Real

Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 30
Localização : Entre Nárnia e a Terra Média
Emprego/lazer : Dominar o mundo/ RPG/ SKA

O que sou
Raça: Humano
Classe: Ninja

http://www.skyisaac.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por Stein Qua Ago 15, 2012 3:31 pm

Divulgado na skynerd.com.br ^^
Stein
Stein
Alquimista

Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 33
Localização : São Paulo, San Rafaello Park
Emprego/lazer : Arquiteto da Matrix - um salve, mano Asimov

O que sou
Raça: Humano
Classe: Alquimista

Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por isaac-sky Qua Ago 15, 2012 3:32 pm

uhul kkk que inicie o protocolo de espalhação do imperio kkk
isaac-sky
isaac-sky
Guarda Real

Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 30
Localização : Entre Nárnia e a Terra Média
Emprego/lazer : Dominar o mundo/ RPG/ SKA

O que sou
Raça: Humano
Classe: Ninja

http://www.skyisaac.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por Pedro Oliveira Qua Ago 15, 2012 5:35 pm

Bem que poderia existir o botãozinho de compartilhagem rapida aqui né?
Pedro Oliveira
Pedro Oliveira
Iniciante

Data de inscrição : 28/10/2011
Idade : 27
Localização : Recife

O que sou
Raça: Elfo
Classe: Ranger

https://heavenempire.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por lgsscout Sex Out 12, 2012 11:29 pm

Pedro, lá no topo tem escrito "Compartilhar". Vê se serve. o/
lgsscout
lgsscout
Alquimista

Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 34
Localização : Stormreach - Xen'drik

O que sou
Raça: Humano
Classe: Mago

Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por Stein Dom Out 14, 2012 7:44 pm

Tem mesmo xisde
Eu NUNCA tinha visto esse botão /o/
Stein
Stein
Alquimista

Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 33
Localização : São Paulo, San Rafaello Park
Emprego/lazer : Arquiteto da Matrix - um salve, mano Asimov

O que sou
Raça: Humano
Classe: Alquimista

Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por arcanjosna Seg Out 15, 2012 9:45 am

cade botão????
arcanjosna
arcanjosna
Guarda Real

Data de inscrição : 22/10/2011
Idade : 34
Localização : Jaboatão-PE... e eu achava paulista atrasado, ó kkk
Emprego/lazer : carteiro FORMADO

O que sou
Raça: Humano
Classe: Shinigami

http://www.cmfreak.net/forum/index.php?showuser=6533

Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por lgsscout Seg Out 15, 2012 11:01 am

Ctrl + F > Digite "Compartilhe" > Dê 'Enter'

Tcharan! \o/
lgsscout
lgsscout
Alquimista

Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 34
Localização : Stormreach - Xen'drik

O que sou
Raça: Humano
Classe: Mago

Ir para o topo Ir para baixo

Que história é essa de RPG? Empty Re: Que história é essa de RPG?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos